Já escolheu os vinhos para este Natal?

Nem tudo tem que ser diferente neste Natal.

A equipa da Ravasqueira sabe que 2020 foi um ano desafiante para todos e o quão importante é fazermos desta época festiva um momento de proximidade e celebração. De preferência à mesa. Foi nesse espírito que fizemos esta seleção de vinhos para os dias que se aproximam. Porque é muito mais do que uma festa. É um ritual passado à mesa num convívio com os nossos que este ano é ainda mais sagrado. Por isso escolhemos estes vinhos para que se possa ocupar do resto. Fazemos votos de que as limitações se façam sentir o menos possível e que estes vinhos possam ser um complemento perfeito à mesa, na companhia dos que são mais importantes para si. Boas Festas!

 

Premium Tinto 2014

O topo de gama tinto da Ravasqueira é conhecido pelo seu unanimismo e aqui não seria exceção. Um vinho singular que homenageia o fundador e sonhador deste projeto de vinhos, José Manuel de Mello. É difícil pensar no Natal que acontece à mesa com a família reunida e não incluir este vinho que tão distintamente celebra o sonho do patriarca da família José de Mello. Até porque é mais do que um vinho: celebra o cumprir diário de um sonho que perdura na Ravasqueira desde 1943. Uma edição muito limitada que representa o terroir da Ravasqueira em anos de excelência, ou não tivessem sido produzidas apenas 3 colheitas até hoje. Um blend das melhores parcelas das castas tintas da Ravasqueira com estágio prolongado em barricas de carvalho Francês que dá origem a um vinho soberbo de complexidade e textura ideal para os pratos complexos e fortes que encontramos na mesa de Natal.  

Reserva da Família Branco 2019

Em muito poucas palavras: um dos grandes Reserva do Alentejo. Não somos nós que o dizemos. Este bi-varietal de alvarinho e Viognier foi considerado o melhor branco da região pelo International Wine Challenge. É um vinho que apresenta consistentemente potencial gastronómico acima da média. Uma conjugação feliz de mineralidade e acidez com uma intensidade e complexidade muito convidativa. Apresenta um perfil combativo e sério mesmo com pratos mais complexos. Uma escolha acertada e polivalente que saberá estar à altura da ocasião, seja qual for o prato que lhe fizer companhia.

 

Touriga Franca 2017

Uma casta que se vai afirmando na Ravasqueira. Desafiante, elegante e moderno num estilo muito gastronómico que o torna um vinho ideal para acompanhar a refeição, mas igualmente adequado às entradas e aperitivos. Contrasta bem com o Premium. Uma casta que, mantendo a sua afinidade eletiva com o Douro, encontra no terroir único da Ravasqueira condições ímpares para expressar a sua frescura e personalidade.

Licoroso 2016

Nascido para ocasiões festivas. Este vinho licoroso, produzido com base nas castas tipicas do vinho do Porto, é todo ele celebração. Simboliza a irreverência da arte da enologia no Alentejo e em especial na Ravasqueira, um terroir único aqui expresso através de um vinho fortificado. Acidez e complexidade na medida certa tornam este um vinho ideal para terminar a refeição, com ou sem sobremesas. Se à qualidade do vinho juntarmos a sua apresentação distinta, encontra aqui um presente de Natal quase obrigatório para oferecer aos apreciadores de vinhos do Porto.

Bónus: Espumante Grande Reserva 2013 para a passagem de ano!

Prometemos quatro vinhos mas não podíamos deixar de destacar o Ravasqueira Espumante Grande Reserva Brut Nature 2013. Um vinho muito especial para dois dias fundamentais: o último de 2020, um ano do qual nos queremos despedir, e o primeiro dia de um 2021 que começará de forma auspiciosa. Um espumante produzido a partir das uvas da casta alfrocheiro e que se destaca por ser um vinho gastronómico, de bolha fina delicada e persistente com um estilo brut nature que o torna sério e ideal para grandes momentos. Viva o seu.

 

Encomende na nossa loja online ou em garrafeiras da especialidade um pouco por todo o país.