No verão pensamos mais em pratos frios, saladas, massas e produtos frescos em vez de pratos de forno e mais pesados. É mais do que uma estação do ano, é a época do marisco, do petisco, do pé na areia e das bebidas frescas. Vamos sugerir sete vinhos de verão para os mais variados pratos e petiscos para celebrar a chegada do calor.


terroir da Ravasqueira tem a particularidade de dar origem a vinhos frescos e com uma acidez mais vincada, muito característico do microclima que se faz sentir no vale onde o Monte se encontra. Estas características são desenvolvidas por força das grandes amplitudes térmicas que se registam na fase final da maturação, momento em que a vinha se desenvolve a um ritmo mais acelerado. É a acidez e a frescura dos vinhos que os torna atrativos, em particular, nesta altura do ano.

Quando pensamos em verão e vinhos, pensamos logo em vinhos brancos e rosés, há quem se lembre dos espumantes ou até mesmo de vinhos docesEstes são normalmente os preferidos nesta altura do ano. Com o calor é importante termos o hábito de servir os vinhos ligeiramente mais frescos para que não aqueçam no copo rapidamente, entre os 6 e os 8ºc.

7 VINHOS. 7 PETISCOS. 

polvo
OSTRAS, CEVICHES E SALADAS CÍTRICAS OU APERITIVO

A melhor escolha será um vinho fresco, com uma acidez elegante, mineral, com aromas cítricos, que harmonizam muito bem com esses pratos. Ou seja, um Sauvignon Blanc servido a uma temperatura mais baixa (entre s 6º e os 8ºc).

 

SUGESTÕES DE HARMONIZAÇÕES:

  • Ceviche de Vieiras
  • Ostras ao natural
  • Salada de Polvo
harmonizacao
PEIXES GORDOS, LULAS, POLVOS E CAMARÃO

Para este tipo de pratos, deve procurar um vinho branco com mais estrutura e madeira. O Reserva da Família Branco, vai permitir acompanhar pratos mais complexos e com textura mais acentuada. Este vinho acompanha igualmente bem sushi ou queijos brancos de maturação média.

 

SUGESTÕES DE HARMONIZAÇÕES:

  • Caril de Gambas
  • Cataplana de Peixe
  • Salmão no forno
vinho
SALADAS COM CARNES BRANCAS E PEIXE

Rosé é a chave! O Rosé e oPremium Rosé são as melhores opções. São vinhos muito distintos que podem acompanhar diferentes tipos de saladas. Enquanto Rosé acompanha bem saladas mais simples e com fruta, o Premium Rosé pode fazer boa companhia a saladas mais complexas com mais tempero e sabores mais fortes.

 

SUGESTÕES DE HARMONIZAÇÕES:

  • Salada Russa
  • Tártaro de Atum
  • Marisco
vinho aperitivo
APERITIVO

Espumante Grande Reserva não podia ficar de fora das sugestões do verão. É um excelente aperitivo, muito seco e com um nível de açúcar residual, que lhe proporciona mais versatilidade nas harmonizações, de frutas frescas, a ostras, saladas e peixes. No entanto é um vinho altamente gastronómico que pode perfeitamente harmonizar com marisco ou peixes magros.

CURIOSIDADE…

Para os que acham que o verão nos pede apenas vinhos brancos ou rosés, desenganem-se. Os vinhos tintos podem perfeitamente harmonizar com os ditos “pratos de verão”. Os tintos ideais para harmonizar com pratos mais leves e frescos, são os tintos sem madeira, com um corpo médio a baixo e os taninos suaves. Experimente acompanhar carnes ou peixes magros com o Clássico Tinto e vai com certeza ficar surpreendido com o potencial de um vinho tinto menos estruturado para este tipo de pratos.