Vinha das Romãs, “Altamente Recomendado”

18/20 pontos

Ravasqueira Vinha das Romãs 2017, “Altamente Recomendado” pela Revista de Vinhos.

Um vinho que já nos habituou a ser destaque pela crítica nacional e estrangeira e que com regularidade surpreende quem o prova. Sete hectares de terra dão origem a um vinho único que tem no terroir a sua identidade. Desta vez é destacado na lista dos “Grande Vinhos para o Natal”, publicada na edição de Dezembro da Revista de Vinhos, que define esta seleção como “uma espécie de derradeiro filtro que separa a ourivesaria da mais detalhada filigrana.”

“Rubi bem escuro. Nariz silvestre, de mirtilo e amora, de especiaria e café. Toque fumado e de alcatrão. Acidez vincada, tanino imperial e final bem longo e fresco. Reúne todos os predicados para evoluir bem. 2019-2026”, assim é descrito o Vinha das Romãs.

Um vinho que tem uma ligação profunda e muito real com a terra. Resulta do casamento da Syrah com Touriga Franca apresentando uma estrutura pouco vulgar e muito apreciada. Sem dúvida, uma das bandeiras da Ravasqueira.

A prova deste vinho ao longo do tempo é também uma experiência que recomendamos. É muito interessante entender como evolui este vinho assim como o clima de cada uma das colheitas se manifesta de ano para ano. Uma referência que não deve faltar em qualquer boa garrafeira.