Ravasqueira Reserva da Família Tinto 2015, um vinho especial que volta a homenagear o trabalho de precisão na produção de vinhos da família José de Mello e que se junta ao galardoado Ravasqueira Reserva da Família Branco 2016, recentemente premiado com Medalha de Ouro no International Wine Challenge 2018.

O Ravasqueira Reserva da Família Tinto 2015 foi produzido a partir das castas Syrah e Touriga Nacional, vindimadas manualmente, num equilíbrio do qual resulta a sua cor grená profunda e opaca.

Tem origem na viticultura de precisão e na escolha das parcelas da vinha que melhor o representam. É o resultado de um trabalho longo e meticuloso, ao longo de todo o ano, de monitorização e acompanhamento da vinha.

Este vinho tem maioriariamente origem na Vinha da Horta. Um vinha que se encontra bem perto da adega e a menos de 100 metros da casa da Família. Esta vinha foi plantada em 2002 com o intuito de reforçar a aposta numa das mais bem sucedidas castas portuguesas – Touriga Nacional. Parcela de pequena dimensão, orientada a sul mas com pouca pendente, tem na diversidade e variação de solos as suas características mais interessantes. Varia de uma zona mais pobre em matéria orgânica até uma zona rica, bem visível na flora existente no solo e na sua cor mais escura. A Touriga Nacional em transição para modo biológico, que ali se sustenta, é o exemplo da diversidade de personalidades que podemos encontrar em blocos tão pequenos de vinha, e que temos como objetivo zonar e separar todos os anos, consoante o perfil de cada vinho. Trabalho esse que em muito contribui para o resultado final que é este Reserva da Família Tinto.

vinha da horta

Dirceu Vianna Junior, Master of Wine, provou o recém lançado Reserva da Família Tinto 2015 e destacou-o como uma das suas escolhas entre os tintos alentejanos na revista Grandes Escolhas.

“Os aromas são delicados e elegantes: incluem frutas escuras, amoras, cerejas, chocolate e couro. No paladar mostra-se um vinho bem estruturado, com subtis notas de especiarias que adicionam complexidade e taninos sofisticados, mas ainda um pouco firme.”

O novo Ravasqueira Reserva da Família Tinto 2015 está atualmente disponível para venda na loja online.