Ravasqueira alarga gama de vinhos Premium com o Ravasqueira Premium Alicante Bouschet. Um monovarietal Alicante Bouschet, da colheita de 2014 e com grande potencial de evolução em garrafa nos próximos 20 anos

20 anos depois da plantação da primeira vinha e mantendo o compromisso de produção de vinhos únicos e plenos de personalidade, o Monte da Ravasqueira lança o monocasta Alicante Bouschet, um tinto complexo e elegante, para o qual foram escolhidas apenas as plantas com um determinado perfil, fruto de uma viticultura de precisão.

Nascido de uma seleção das melhores plantas de zonas específicas de cada talhão de Alicante, o Ravasqueira Premium Alicante Bouschet 2014 foi engarrafado em 2017, após estágio de 28 meses em barricas novas de carvalho francês e 12 meses de estágio em garrafa.

Assumindo-se como a melhor expressão de um Alicante Bouschet alentejano, é um tinto cheio de caráter, concentrado e profundo, com notas de fruta preta, bosque e mentolado, num conjunto muito sério e superior, que permite a sua longevidade.

Na prova, é um vinho cheio de estrutura com taninos finos, revelando-se um tinto de guarda por excelência, para beber entre 2018 e 2038.

Este Premium Alicante Bouschte 2014, vem se juntar a outros quatros vinhos da gama Premium. Uma gama que reúne vinhos de homenagem ao fundador do projeto, José Manuel de Mello, pelo seu percurso de empresário e enófilo. Esta gama (Tinto, Branco, Rosé, Touriga Nacional e Alicante Bouschet) surge, pelas mãos do enólogo e administrador executivo Pedro Pereira Gonçalves, como linha de vinhos exclusivos apresentados apenas em anos excecionais. São igualmente vinhos que espelham na perfeição o uso da viticultura de precisão que permite a zonagem da vinha e escolha das melhores uvas para a produção destes vinhos que se querem surpreendentes e com grande potencial de evolução em garrafa.

 

O Ravasqueira Premium Alicante Bouschet 2014 pretende homenagear a casta apátrida, criada em 1855, rainha do Alentejo. Considerada uma casta prima donna, caprichosa e de adaptação difícil, Alicante Bouschet encontra, em Arraiolos, o equilíbrio perfeito ao seu desenvolvimento, num terroir argilo-calcário com influência rochosa de granito e xisto.

 

A colheita 2014 deu origem a 6.686 garrafas, numa produção exclusiva e especial em pouco mais de três hectares de vinha.

Nota de Prova

Com uma cor carregada e típica da casta Alicante Bouschet, este vinho é a expressão máxima do que pode ser um Alicante do Alentejo. Poderoso e maduro na boca e no nariz, não perde a virtude da casta de gerar vinhos frescos e sempre com notas de erva verde ou pinhal, que ajudam ao prolongamento da sua vida. Com taninos vincados mas sem afectar a prova e com a madeira, que se quis bem presente, torna-se um vinho de guarda por excelência.

 


Pedro Pereira Gonçalves
Chefe de Enologia e Administrador Executivo – COO