Vinha podada. Venha a colheita 2021.

Depois de já termos começado a tratar da vinha com a estadia das nossas ovelhas para o controlo da erva de inverno, foi tempo de preparar a videira para produzir o que queremos, da maneira que queremos, para nos dar o vinho que tantos querem.

A sua preparação é a melhor que sabemos dar, na esperança de que siga o caminho ideal.

Não controlamos tudo. As videiras seguirão caminhos díspares. Uns melhores, outros menos favoráveis, mas todos trilhados na certeza de que lhes demos a melhor orientação. Grande parte fará aquilo que se espera. Tratamos cada uma delas como um ser único, dotado da sua personalidade. Umas serão mais fracas e pedem outro conforto. Talvez não contribuam como a irmã que, ao seu lado, se fez forte por força das circunstâncias.

Todos os anos, durante a vindima, recorremos à viticultura de precisão para distinguirmos as videiras e assim termos vinhos distintos que exibam todo o nosso terroir. Fazemos o mesmo na altura da poda, num tratamento adaptado a cada situação que muito depende da sensibilidade, dos olhos e das mãos dos nossos podadores. É algo que se ensina mas que exige vocação. A arte de bem podar não é para todos e são estes poucos artistas que moldam e prolongam a vida de uma vinha. Bem hajam!